Make an Appointment

Edit Template

Equipe de Haddad procurou Tesouro americano e foi informado que tarifaço está com a Casa Branca

Home - Notícias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, procurou, por intermédio de sua assessoria, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para negociar, diante da ameaça dos Estados Unidos de aplicar sobretaxa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

Em resposta, a equipe de Bessent informou, no entanto, que o caso brasileiro está a cargo da Casa Branca. Com isso, os canais formais de negociação entre o governo brasileiro e o americano seguem fechados.

Segundo relato feito pelo próprio Haddad a integrantes do governo Lula, essa iniciativa da Fazenda aconteceu na segunda-feira (21).

Na noite desta quarta-feira (23), Haddad disse a jornalistas estar em contato com a equipe técnica do Tesouro americano. “Nós estamos fazendo tentativas de contatos reiterados, mas há uma concentração de informações na própria Casa Branca em relação a esse tema”, afirmou.

Na semana anterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin também buscou interlocução com a Secretaria de Comércio americano, tendo conversado diretamente com o secretário Howard Lutnick. Obteve semelhante resposta.

Os americanos sinalizaram ao governo Lula (PT) que as tratativas só devem caminhar a partir de uma autorização do presidente Donald Trump para a abertura de canal oficial de diálogo. Integrantes do Palácio do Planalto dizem ter a informação de que não há previsão de uma resposta às iniciativas do governo brasileiro.

Haddad não descartou a possibilidade de um acordo com os americanos antes de 1º de agosto, mas ressaltou que é preciso sentar à mesa para que haja algum avanço. “Não dá para antecipar um movimento que não depende só de nós. […] O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Em nenhum momento nós abrimos mão de conversar, mas para ter um acordo precisa ter vontade recíproca”, disse.

O ministro destacou que estão ocorrendo rodadas de negociações com outros países, citando a movimentação de União Europeia, Japão, Indonésia, Filipinas e Vietnã. “Vai chegar a vez do Brasil. E nós temos que estar preparados para quando sentarmos à mesa, nós temos que expor o nosso ponto de vista com base técnica. […] Não queremos um debate que fuja à racionalidade”, disse.

A reportagem procurou a Casa Branca para saber o estado das negociações, mas não obteve resposta até a noite desta quarta (23).

No entanto, com o o diálogo interditado nos canais formais, integrantes do governo começam a duvidar de um desfecho a tempo hábil de reverter a aplicação da sobretaxa em 1º de agosto.

Um dos temores é que o decreto do governo Trump só seja decretado às vésperas do prazo, sem que as autoridades brasileiras tenham tempo de se debruçar sobre as exigências americanas ou mesmo recorrer à Justiça.

Enquanto isso, autoridades brasileiras procuram estabelecer contatos extraoficiais com a equipe dos seus correspondentes nos Estados Unidos. Isso se deve justamente à dificuldade relatada por ministros de se comunicar diretamente com seus homólogos nos EUA.

Nas conversas informais mantidas com os EUA, o governo brasileiro tem admitido a possibilidade de negociação sobre questões comerciais, como o caso do etanol, mas reafirmado que a soberania brasileira não está à mesa.

Folha de S.Paulo

Preencha o formulário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

  • All Post
  • Activities
  • Blog
  • cidades
  • cultura
  • diversão
  • esportes
  • Events
  • Health
  • Nursing
  • polícia
  • politica
  • saúde
    •   Back
    • Notícia

10/07/2025

Categories

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its.

Quick Links

About Us

Services

Appointment

Blog

Contact

Useful Links

Privacy Policy

Terms and Conditions

Disclaimer

Support

FAQ

Work Hours

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its possession nor off.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons