Make an Appointment

Edit Template

Itamaraty diz a chefe da embaixada dos EUA no Brasil que críticas a Moraes configuram ‘ameaças inaceitáveis’

Home - Notícias

O Ministério das Relações Exteriores convocou mais uma vez o atual chefe da embaixada americana, Gabriel Escobar, para nova reprimenda motivada por publicações da representação diplomática dos Estados Unidos no País.

O Itamaraty expressou a Escobar “profunda indignação” com as postagens da embaixada e do Departamento de Estado, no tom e no conteúdo. Ele foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman, interino da Secretraria de Europa e América Latina.

Segundo diplomatas a par das conversas, Goldman expressou que, para o governo, as publicações configuram “clara ingerência” em assuntos internos e “ameaças inaceitáveis” a autoridades públicas nacionais.

Nesta quinta-feira, 7, a embaixada comandada por Escobar afirmou que há censura, perseguição política e violações de direitos humanos no Brasil. As condutas foram atribuídas pela embaixada, principalmente, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, punido com a Lei Magnitsky.

“O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump. Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, escreveu a embaixada americana em Brasília.

Alexandre de Moraes foi alvo de sanções do governo dos Estados Unidos via Lei Magnitsky. O dispositivo norte-americano impede Moraes de acessar o país, de movimentar bens e de ter acesso a serviços de empresas norte-americanas. Até o momento, a norma só tinha sido usada para punir violadores de direitos humanos, ditadores e criminosos.

A iniciativa do governo de Donald Trump, ao aplicar as sanções, é uma resposta à ação penal sobre tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, da qual Bolsonaro é réu, e às decisões relacionadas às redes sociais.

A equipe de Escobar republicou o teor de mensagem do subsecretário para Diplomacia Pública, Darren Beattie. Ele, por sua vez, retransmitiu no X uma postagem do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, uma unidade do Departamento de Estado que se ocupa do Brasil. Essa publicação condenava a prisão domiciliar do ex-presidente e cobrava: “Deixem Bolsonaro falar”.

Além deles, o número dois da diplomacia americana, o secretário adjunto de Estado, Christopher Landau, também havia criticado a decisão de Moraes e apontado a existência de uma “ditadura do judiciário”, em post no X

Embora entenda que a embaixada atua sob instruções vindas de Washington, o Itamaraty considera que as manifestações oficiais “intromissões” reiteradas que devem ser rebatidas por meio dos canais diplomáticos de praxe, como são as convocações à chancelaria.

A questão é que, a partir das manifestações feitas do Brasil, mesmo que em ambiente virtual, o governo entende que há uma interferência em assuntos domésticos, o que contraria as normas diplomáticas. O artigo 41 da Convenção de Viena de Sobre Relações Diplomáticas afirma que os diplomatas têm o “dever de não se imiscuir nos assuntos internos” dos países onde atuam.

A nova convocação de Escobar foi a quarta desde o início do governo Donald Trump. As três primeiras foram para tratar da deportação de imigrantes, sobre manifestações políticas e sobre a carta de Trump anunciando o tarifaço.

Diplomata de carreira, ele atua no País como encarregado de negócios, tendo chegado em janeiro, nos últimos dias do governo Joe Biden. Trump jamais indicou um representante seu como embaixador desde então.

A embaixada americana confirmou o encontro, mas não comentou o teor da conversa: “O encarregado de negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, Gabriel Escobar, se reuniu hoje com representantes do Ministério da Relações Exteriores. A embaixada não divulga conteúdo de reuniões privadas”.

Com informações de Estadão Conteúdo

Preencha o formulário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

  • All Post
  • Activities
  • Blog
  • cidades
  • cultura
  • diversão
  • esportes
  • Events
  • Health
  • Nursing
  • polícia
  • politica
  • saúde
    •   Back
    • Notícia

10/07/2025

Categories

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its.

Quick Links

About Us

Services

Appointment

Blog

Contact

Useful Links

Privacy Policy

Terms and Conditions

Disclaimer

Support

FAQ

Work Hours

Greatest properly off ham exercise all. Unsatiable invitation its possession nor off.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons