Manter o CadÚnico atualizado a cada 24 meses é essencial para seguir recebendo o Bolsa Família, o BPC e outros benefícios sociais. Por isso, a Secretaria de Assistência Social realizou visitas domiciliares neste sábado (26), para realizar a atualização do cadastro dos usuários.
A prefeitura de Parnamirim também informou aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a nova determinação do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, que altera o processo de entrada de famílias unipessoais no programa.
O que antes era apenas uma recomendação agora passa a ser obrigatório: famílias unipessoais só poderão ser incluídas no PBF após visita domiciliar para inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico). A regra também vale para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A medida busca reforçar a checagem das informações prestadas, garantindo mais justiça e eficiência na gestão dos programas sociais. Famílias indígenas, quilombolas ou em situação de rua seguem isentas dessa exigência.
O MDS continua monitorando cadastros com possíveis inconsistências na renda ou composição familiar. Famílias com dados divergentes podem ser convocadas para averiguação e, caso não atualizem o cadastro, correm o risco de ter o benefício bloqueado ou cancelado.
As visitas domiciliares são apenas para as famílias unipessoais, composta por apenas uma pessoa. Famílias em averiguação cadastral, devido a inconsistência de informações.
As demais famílias podem se dirigir a Central de Atendimento Social (CAS) ou aos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para realizarem a atualização ou inclusão do Cadastro Único.
O Cadastro Único é onde são concentradas as informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essas informações são utilizadas para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Serviços:
Cadastro Único – Rua Pedra Bezerra Filho, n° 55 – Santos Reis (vizinho ao Colégio Ph3).